Garagem é um lugar onde se guardam carros.-.Garagem é o lugar onde a banda toca.-.Garagem é o lugar onde se guardam as ferramentas.-.Mas essa garagem é um lugar diferente.-.Que nem todo mundo entende...

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Pela arte se inclui...

“A deficiência aponta caminhos para a superação e do fundo do coração saem as mais belas notas musicais, o mais belo acorde, a mais bela criação, a própria vida expressa na arte de criar”...                                                                                                              

Os curadores da Campanha.

Esta frase sintetiza a sensibilidade da Primeira campanha cultural voltada à pessoa com deficiência, denominada “Pela arte se inclui”, realizada pela Secretaria de Estado da Cultura, por meio da Assessoria de Cultura para gêneros e Etnias que estimulou a sociedade a mostrar que é possível incluir e dar voz às pessoas com deficiência por meio de manifestações culturais.

Lançada em 2011 a Campanha Cultural Estadual de participação popular reuniu diversos trabalhos com o objetivo de ampliar o debate sobre inclusão das pessoas com deficiência, desta mostra, foram selecionados 17 projetos para ser publicado no livro com o mesmo nome da campanha, este, trás a participação popular nas diversas manifestações culturais que por meio da arte exercem os seus direitos de cidadãos.

A Abdim foi contemplada com a publicação do projeto de Arte em Papel, trabalho realizado pelo setor de Terapia Ocupacional com os afetados por Distrofias Musculares; A Equipe e muitos associados estiveram presentes na Sala São Paulo, no coquetel de Lançamento do Livro 11/12.
 
Nosso MUITO OBRIGADO, em nome de toda família Abdim, aos organizadores e equipes da Campanha “Pela arte se inclui”, por acreditarem na nossa SUPERAÇÃO.
 

Sessão Pipoca!


Fim de semana é dia dos cinéfilos apreciarem a sétima arte, e como tal, os associados da Abdim, seus familiares e a Equipe de profissionais foram convidados a assistirem, as aventuras de 007 - Operação Skyfall e a animação folclórica A Origem dos guardiões em 3D, cortesia que todos os anos nos é ofertada pelos parceiros Espaço Itaú de Cinema e BEI Editora.

Após o filme, coquetel de Confraternização e presentes... Mas quem roubou a cena na Galeria Moreira Salles este ano, foi o ilusionista Gilberto Banin que estava presente, nos divertindo com suas surpreendentes mágicas.
 
 
Nós do Garagem-online, agradecemos a honra de termos tido a nossa Galeria de Arte “Espaço Criativo”, apresentada na “telona” do Espaço Itaú de Cinema, muito obrigada!
 

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Reconhecimento!

E mais uma festa de natal junto com o grupo Harmonia Solidaria se foi. A décima já!
 
Dessa vez o registro do garagemonline faz uma singela e justa homenagem aos voluntários que trabalham horas a fio para que possamos ter esse encontro de confraternização a cada ano inesquecível.
 
Nunca é demais agradecê-los pelo carinho.
                                              

Video de agradecimento - Ligue o som
 
10. Natal Solidário ABDIM/Har Solidária visto sob o angulo das lentes das fotógrafas Rosa Matsushita, Eimy Honda, Roberto Sekiya e Edson Kuwabara.

Album completo : https://picasaweb.google.com/101517652893475385936/10oNatalSolidarioABDIMHarmoniaSolidaria212201202?feat=email#

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Se essa rua fosse minha...( Participação Abdim Walking Gallery )

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência realizou a 3º Virada Inclusiva (01 a 03 de Dezembro) , evento que acontece desde 2010, para festejar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado mundialmente em 3 de dezembro, se estendeu por todo o final de semana e passou por 80 municípios do estado de São Paulo com mais de 800 atividades culturais para pessoas com e sem deficiência.

Na cerimônia de abertura, a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dra. Linamara Rizzo Battistella, enfatizou a importância da inclusão das pessoas com deficiência no mundo cultural e artístico e se mostrou muito animada com o início do terceiro evento desse porte.

“Queria agradecer a todos que colaboraram de forma muito expressiva para que pudéssemos, este ano, organizar 800 atividades, construindo de forma muito sinérgica o conceito de inclusão social, esse conceito que ajuda no avanço do processo civilizatório, no respeito aos direitos de todos os humanos”.

Após a abertura, a Avenida Paulista foi tomada por centenas de pessoas para a tradicional passeata liderada pelo Movimento Superação, evento que ocorre há nove anos, e nos últimos anos vem se incorporando à Virada Inclusiva em São Paulo, sedimentando a movimentação pela inclusão social das pessoas com deficiência.
 

Homenagem à Frida Kahlo
A Virada Inclusiva abriu a mostra em homenagem a Frida Kahl no sábado, 1º/12, no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista. Permanecendo em exposição até sabado, 8/12.
 

Arte andante nas ruas de São PauloDurante a tarde do mesmo sábado, uma das atividades realizadas foi o Walking Gallery, que percorreu as calçadas da Rua Oscar Freire.




A ideia do movimento cultural Walking Gallery é propor um novo formato de exibição de arte. Idealizado há três anos pelo arquiteto e artista catalão José Puig, o primeiro Walking Gallery (WG) foi em Barcelona na Espanha. Hoje a marcha artística já se espalha por cidades como Londres. São Miguel Allende (México), Montevideo e Buenos Aires, além de seis cidades espanholas.

 
 
Em São Paulo, a coordenadora do Walking Gallery é Ana Rosa Colhado e desde que iniciou a atividade na capital, é a primeira vez que promove atividade com exposição de arte de pessoas com deficiência.
“Estou surpresa e encantada. Anteriormente atuei com organizações como a Ashoka, mas nunca antes com artistas com deficiência, estou impressionada com a participação e energia dos participantes”, destaca.





Entre os participantes estava Marc Aoki Ito, um jovem de 27 anos, com distrofia muscular e feliz com sua primeira exposição com arte elaborada em Killing (rolinhos de papel dobrados e colados formando figuras). “É a primeira exposição, mas terceira peça que produzo”, explicou orgulhoso. Ele seguiu junto com a Walking Gallery desde a estação Sumaré do metrô, ao longo da rua Oscar Freire, enchendo os olhares dos transeuntes de curiosidade e surpresa, pela cor e vida da “galeria andante”.

Memorial da América LatinaA Virada Inclusiva chegou ao fim segunda, 03 de dezembro, no auditório Simon Bolivar, no Memorial da América Latina com o Ballet inclusivo do grupo de bailarinas cegas.

Durante o encerramento, a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dra. Linamara Rizzo Battistella, falou sobre a alegria e participação nesses três dias de festa. “Estivemos na maior parte do tempo nas ruas, onde tivemos uma grande oportunidade de agregar novos parceiros e fazer com que as pessoas possam entender o valor da acessibilidade e inclusão dentro da sociedade”, ressaltou.

A Secretária falou também sobre a apresentação da Cia de Ballet de Cegos, que foi uma das atrações do encerramento. “Nada poderia ser mais inclusivo do que o ballet das meninas cegas. O ballet finaliza com a máxima do potencial das pessoas, e dentro dessa lógica de arte, que nos encanta, de forma tão expressiva”.

A Cia de Ballet de Cegos Fernanda Bianchini apresentou dois números clássicos: a Danças das Fadas e o clássico de Natal, “O Quebra Nozes”.


 


“O dia de hoje é importante para que os aplausos venham pela qualidade da apresentação”. Diz Fernanda Bianchini, idealizadora da Cia.

Uma das coreografias apresentadas no encerramento da Virada foi a exibida na cerimônia das Paralimpíadas de Londres.

Acompanhem Noticia completa em: