Garagem é um lugar onde se guardam carros.-.Garagem é o lugar onde a banda toca.-.Garagem é o lugar onde se guardam as ferramentas.-.Mas essa garagem é um lugar diferente.-.Que nem todo mundo entende...

segunda-feira, 22 de março de 2010

Carlos Mac Quilling ou O Artista dos Origamis



Carlos Mac Quilling, mais conhecido na comunidade Abdim como “o Artista dos Origamis”, chegou na ABDIM por meio da coordenadora da Terapia Ocupacional Adriana Klein, e mostrou que o origami vai além de uma simples dobradura. A técnica do origami foi introduzida na ABDIM pela TO Silvia Junko, e tratada de forma original pelo artista, caiu no gosto dos meninos e meninas, virando febre entre todos.

A partir daí, os educandos e educadoras realizaram perguntas ao artista do Origami, sobre sua carreira e vida. Confira a entrevista abaixo:

1- Quando e como você começou a fazer origami?

Fiz meu primeiro curso básico de Origami em janeiro de 1987. Neste mesmo ano, fiz o curso intermediário (entre março e junho) e depois fiz curso avançado em julho.
Eu costumo dizer que foi o Origami que me achou.
Eu sou formado em engenharia eletrotécnica e quando trabalhava em uma firma de projetos elétricos, uma amiga engenheira descendente de japonês me convidou para fazer o curso de Origami. Eu nem sabia o que era Origami.
Logo na primeira aula fiquei fascinado; tanto que fiz todos os cursos que tinha e passei a comprar livros. Hoje tenho mais de 90.

2- De onde vem sua inspiração?

A inspiração vem de todos os lugares: passeando na rua, olhando uma revista, vendo um filme, etc.

3- Para que time você torce?

Não torço para time algum. Na infância fui corinthiano( como todos em casa), depois palmeirense; quando morei em Madrid torcia para o Real Madrid. Hoje estou tão ocupado com meu trabalho que não sobra tempo para o futebol.

4- Sua arte é sua única paixão?

Não. Gosto muito de piano clássico. Estudei 6 anos e de vez em quando ainda toco um pouco.

5- Como você começou a se envolver com a arte?

A arte foi tomando conta da minha vida naturalmente e, ao longo de uns 10 anos foi sumindo o engenheiro e surgindo o artista.

6- Quais os quadros que você fez que são os mais importantes para você?

Muitos quadros foram importantes. Vou citar alguns por serem diferentes: Copacabana, Marilyn Monroe, entre outros.

7- Qual foi à pessoa mais ilustre que comprou uma obra sua?

Nenhuma pessoa ilustre, no sentido de conhecida publicamente, comprou uma obra minha... Ainda.

8- Quais as galerias nas quais você já expôs?

Já fiz várias exposições, mas nenhuma em galeria. Em geral em cafés.....em São Paulo, Campinas, Arraial D'Ajuda, Madrid e Barcelona.

9- Qual foi e como era a primeira obra que você vendeu?

A primeira obra que vendi foi logo depois de ter concluído o curso básico. Estava cursando já o curso intermediário quando mostrei no escritório onde trabalhava o meu primeiro quadro. Uma secretária de um dos diretores gostou tanto, que me encomendou um quadro. O quadro era e quadrados coloridos... Até hoje faço este tipo de quadros.

10- Qual foi a obra mais cara que você já vendeu?

Foi um painel de quadrados gigantes medindo 110 x 220 cm e vendi por R$ 2.100,00.

11- Como foram as primeiras dobraduras?

AS primeiras dobraduras foram às dobraduras que aprendi no curso. Foram muito importantes para treinar e aprimorar a técnica; foram o tsuru, urso panda, flores, etc.

12 – O que você sente e pensa enquanto faz suas obras?

Fazer minhas obras me relaxam, principalmente se tenho que enrolar 4 mil rolinhos ou dobrar 100 guardas sóis.

13 – Sabemos que você já exerceu outras profissões – engenheiro elétrico, proprietário e administrador de uma pousada – como foi a tomada de decisão para que você passasse a viver do seu ofício de artista?

Tudo foi acontecendo sem aviso prévio. Da engenharia fui construir e administrar uma pousada. Aproveitei para decorar os apartamentos com Origami. Um amigo que também tinha outra pousada viu meus trabalhos e me convidou a fazer uma exposição no bar dele. Após um ano desta exposição eu abri minha primeira loja no Arraial.
Depois fui convidado a expor em Madrid e, quando me dei conta só trabalhava com Origami.

14 – Como você definiria seu ofício?

Uma diversão com muita responsabilidade.

15 – Quais as coisas mais preciosas que seu trabalho lhe trouxe?

Trabalhar com criação, não ter chefe... rsrsrs; poder ir expor e trabalhar com Origami em qualquer lugar do mundo pois eu sempre encontro a matéria prima para meus trabalhos em qualquer cidade grande do planeta; tenho a liberdade de trabalhar com o que gosto em qualquer lugar; não estou preso a uma cidade por exemplo.

16 – Quais os lugares mais especiais aos qual sua arte o levou?

Madrid (1996) e Barcelona (entre 2000 e 2003)

17 – Como você vê a relação de seu trabalho com a milenar arte do origami? Já expôs no oriente? Tem planos de ir (ou já foi) para o lugar onde o origami nasceu?

Meu trabalho é bem diferente do Origami tradicional, usado quase que exclusivamente na educação das crianças no Japão>
Nunca expus no Japão. Já estive no Japão em uma viagem de sete dias onde tive a oportunidade de conhecer 7 cidades e lugares maravilhosos.......é um lindo país. Gostaria de voltar mais vezes.

18 – Como você vê a importância da crítica de arte para a sua arte em particular e para a arte em geral?

Acho que crítica é importante para a arte, descartando as críticas idiotas. Felizmente até hoje só recebi elogios e críticas construtivas.

19 – Quais são seus artistas preferidos (independente da linguagem)? Existe algum artista que o inspira para criar?

Eu sou leigo em arte. Gosto dos artistas como Miró, Manabu Mabe e outros tantos. Não conheço tanto de arte...

20 – Se você fosse fazer mil tsurus para ter um pedido atendido, qual seria ele?

Eu sempre peço saúde na hora de cortar o bolo de aniversário ou quando vejo uma estrela cadente. Para eu ter saúde e disposição para trabalhar é o mais importante; com isto eu toco a minha vida.

21 – Na escola, muitas vezes as crianças e jovens aprendem uma porção de teoria, e pouca prática. Você acredita que atividades como o origami podem contribuir na formação de uma pessoa? De que forma?

Sim, mas não só o Origami. Qualquer trabalho manual é muito importante para a saúde mental das pessoas. Você aprende a ser mais paciente menos ancioso por exemplo.

Eu tenho uma reportagem sobre o uso das mãos muito interessante. Segue um trecho para vocês.

"Há alguns antropólogos que afirmam que a mão é o órgão essencial da cultura, o iniciador da humanização. Ela também constrói consciência, atuando no campo das artes ou mesmo no dia-a-dia, e antecipa-se ao cérebro nas descobertas. Numa mostra de que a eficiência (desempenho mecânico) antecipa o propósito (razão); observe uma criança entretida em desfazer um nó. Ela não pensa, e mesmo assim, experimentando, acaba por chegar à compreensão de como foi feito o nó e o melhor jeito de desatá-lo. Esse usar as mãos sem pensar, completamente absorvido pela tarefa, tem outra função primordial além da instrutiva: descansara o cérebro. As atividades físicas (do corpo) têm de ser restauradas pelo descanso. As artísticas não, porque elas têm a ver com sentimentos, e o sentir é fruto do sistema rítmico, isto é da respiração e da circulação; o fazer artístico não cansa, ele regenera.

Essa é a visão da Antroposofia, filosofia criada por Rudolf Steiner, e que por isso mesmo recomenda o ensino e a prática da arte por todos os homens desde a mais tenra idade. "

Visite: http://macquillin.embu.feira.art.br/

Sua Loja : Rua Nossa Senhora do Rosário, 45 Viela Olho‘dágua Lj 01
Embu das Artes - SP

Créditos:
Felipe Roldão
Eurípedes
Ítalo Herrero
Ismael ferreira Junior
Ezequiel Manuel
Adolfo Luiz
Sergio Aparecido
educadoras:
Ana Carolina Gomes
Luana Medeiros Botelho




quinta-feira, 18 de março de 2010

200 Anos de Nascimento de Louis Braille, inventor da leitura para cegos



Durante o Ano de 2009, foi comemorado o Bicentenário de Aniversário de Louis Braille, a comissão Paulistana para o Bicentenário de Aniversário organizou palestras buscando aproximar a comunidade em geral a realidade dos deficientes visuais, uma vez que muitos não conhecem os recursos disponíveis para o aprendizado e as possibilidades de inclusão das pessoas cegas e com baixa visão.

Nós do Garagem-online apostamos na inclusão social, não só dos deficientes visuais, como de todas as outras deficiências, assim como acreditamos numa sociedade mais justa e acolhedora das diferenças. Cremos que para vencer as barreiras do preconceito, precisamos derrubar os obstáculos da desinformação.

Assim, nada mais justo do que registrarmos nossa homenagem, não só ao inventor da leitura e escrita para cegos, como ao grande homem que trouxe perspectiva de vida e esperança para tantas pessoas acometidas de cegueira.

Conhecendo o sistema...

O sistema Braille é um sistema de leitura e escrita tátil utilizado universalmente por pessoas cegas, foi inventado na França por Louis Braille, um jovem cego, reconhecendo-se o ano de 1825 como o marco dessa importante conquista para a educação e integração dos deficientes visuais na sociedade.

O Sistema Braille é de extraordinária universalidade: pode exprimir as diferentes línguas e escritas da Europa, Ásia e da África.

Permite uma forma de escrita eminentemente prática. Sua principal vantagem, todavia, reside no fato das pessoas cegas poderem facilmente escrever por esse sistema, com o auxílio da reglete e do punção, satisfazendo assim o seu desejo de comunicação.
Exceto pela fadiga, a escrita Braille pode tornar-se tão automática para o cego quanto a escrita com lápis para a pessoa de visão normal.

O sistema Braille é empregado por extenso, isto é, escrevendo-se a palavra, letra por letra, ou de forma abreviada, adotando-se códigos especiais de abreviaturas para cada língua ou grupo lingüístico.

O braille por extenso é denominado grau 1. O grau 2 é a forma abreviada, empregada para representar as conjunções, preposições, pronomes, prefixos, sufixos, grupos de letras que são comumente encontradas nas palavras de uso corrente. A principal razão de seu emprego é reduzir o volume dos livros em Braille e permitir o maior rendimento na leitura e na escrita. Uma série de abreviaturas mais complexas forma o grau 3, para o qual necessita de um conhecimento profundo da língua, uma boa memória e uma sensibilidade tátil muito desenvolvida por parte do leitor cego.

O tato é também um fator decisivo na capacidade de utilização do braille, permitindo uma ótima percepção, identificação e discriminação dos símbolos Braille.

Este fato acontece somente através da estimulação consecutiva dos dedos pelos pontos em relevo. Essas estimulações ocorrem muito quando se movimenta a mão (ou mãos) sobre cada linha escrita num movimento da esquerda para a direita.

Portanto, a passos de formigas... o comportamento da sociedade está mudando quanto à aceitação das necessidades especiais das Pessoas Portadoras de Deficiências Físicas; reconhecer é um passo!

A nós, envolvidos na questão, cabe não só reconhecermos mas também lutarmos para que outras conquistas sejam alcançadas, e a tão sonhada igualdade de direitos de fato exista!!!
 
Saiba mais em: http://www.bengalalegal.com/

Nota:

REGLETE: Corresponde à uma régua dupla, que abre e fecha com apoio de dobradiças no canto esquerdo, e em cuja abertura é destinada ao papel.

PUNÇÃO: Instrumento furador, com uma base de apoio e uma ponteira metálica, será colocado dentro de cada janela, e uma a uma pressiona-se os pontos desejados para cada letra.



Por: Zizi Marques

segunda-feira, 15 de março de 2010

Nossa decoração de natal...




Com a aproximação do mês de dezembro, os ambientes tornam-se mais belos e reluzentes, pois todos se preparam para as festividades natalinas... Verdadeiros cartões postais se formam pelas cidades, com a diversidade das decorações de Natal...

Na ABDIM, também estivemos envolvidos neste clima de decoração natalina, o setor de Terapia Ocupacional, coordenado por Adriana Klein com mediação de Pedro Henrique e Sílvia J. Nakazune e seus assistentes estagiários Tassia Lopes, Carolina del Colle e João Henrique, arregaçaram as mangas e convidaram os pacientes para soltarem seus dotes artísticos, por uma causa bastante especial.

Pelo segundo ano consecutivo, o setor é responsável por produzir, juntamente com os pacientes, a decoração das mesas da Festa de Natal da Abdim, patrocinada pela dedicada e carinhosa "família" Harmonia Solidária.
São árvores de diferentes estilos e materiais.

Neste mesmo clima, o setor de pedagogia, coordenado por Luana de Medeiros e mediado por Ana Carolina e as educadoras estagiárias Isabela Bertho, Jade Boscolo e Janaína Cristina auxiliam os "garagistas" (pacientes) na construção de uma grande árvore elaborada coletivamente, pelos pacientes do período da manhã e da tarde.

Enfeitada de muita imaginação, afinal, o local é denominado, GARAGEM da CRIATIVIDADE!!!!

Concluído em: 02/12/2009

Twilight - Lua nova



"Eu assisti o filme com o pessoal aqui da ABDIM, gostei do filme, achei muito interessante, romântico e ao mesmo tempo violento.”

Aqui um breve resumo do filme:
Bella a humana que protagoniza a seqüência “Twilight” juntamente com Edward o vampiro, faz 18 anos. Em uma festa surpresa na casa do namorado, a garota se corta abrindo os presentes e sangra assim o irmão adotivo, tenta ataca - lá. Edward a protege e resolve terminar o romance com Bella, para poupa - lá desses perigos.


Bella fica deprimida por vários meses.

Isso passa quando se coloca em uma situação de perigo, onde ela percebe que dessa forma conseguia ver o amado. Procurando então situações perigosas.

Já melhor, a moça recorre ao amigo de infância Jacob, a ajuda - lá com as motos. Meses se passam os aproximando cada dia mais. Jacob pertence a uma tribo indígena que descende dos lobos. Os lobos são aqui inimigos dos vampiros.

Com esta mutação o lobo se afasta da humana, que mais uma vez fica deprimida.

Desta vez ela procura saber o que ocorreu, coisa que desencadeia varias situações, de lutas e claro final feliz...
Do mais aguardem para verem vocês também!

Autora do livro-Stephenie Meyer
LIVROS: CREPSUSCULO, Lua NOVA, eclipse amanhecer e.
Diretor-Chris Weitz
Elenco-Kristen Stewart, Robert Pattinson e Taylor Lautner.
lançado em-20/11/2010
Duração-130 min
Pré-venda do DVD -24/03/2010
Prêmios-MOSAEC Audiência Excellence Awards em janeiro.
Melhor Ator REVELAÇÃO: Taylor Lautner.
Melhor Sequência
Melhor Atriz menor de 21 anos: Kristen Stewart.

Idealizador e autor: Ricardo Camargo
Co-autor: Jade Boscolo
Colaborador: Jéferson Martins
Fonte: Wikipédia.org e Google.