Garagem é um lugar onde se guardam carros.-.Garagem é o lugar onde a banda toca.-.Garagem é o lugar onde se guardam as ferramentas.-.Mas essa garagem é um lugar diferente.-.Que nem todo mundo entende...

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Bairro de Santo Amaro - SP ( Por Anderson Batista )

Hoje eu vou falar sobre a historia do Antigo município de Santo Amaro que deixou de existir mais quem sabe um dia volte a existir . Após a fundação de São Paulo, em 1554, os jesuítas foram distribuídos na capitania de São Vicente em três locais, São Vicente; São Paulo e Jeribatiba (Santo Amaro), José de Anchieta vindo do povoado de São Paulo de Piratininga (São Paulo), em uma das várias vezes que visitou a aldeia de jeribatiba percebeu que devido ao número de índios catequizados e colonos morando na região, era possível criar ali um povoado, idéia aprovada pelos moradores. Para este fim foi construída uma capela, terras da região do Cupecê onde moravam João pais e sua esposa Susana Rodrigues, que doaram imagem de Santo Amaro (imagem até hoje Preservada) para a capela organizada por Anchieta, “feita de taipa de pilão, não forrada”, e que foi transformada em freguesia (distrito) em 1688. Em 1832 Santo Amaro torna-se município, separado de São Paulo, sendo instalado em 7 de abril de 1883. O município abrangia todo o território que se situava ao sul do antigo córrego da traição, hoje em dia canalizado e sobre a qual existe a avenida dos bandeirantes, estendendo-se até a serra do mar incluía na sua formação, também as áreas que correspondem aos municípios de Itapecerica da Serra, Embu, Embu Guaçu, Taboão da Serra, São Lourenço da Serra e Juquitiba, que se separaram em 1877 para a formação do município de Itapecerica da Serra. Algumas pessoas diziam que Santo Amaro deixou de ser município e tornou-se parte de São Paulo por causa da construção do aeroporto de congonhas outras diziam que foi por causa da má vontade ex-presidente Getúlio Vargas porque em Santo Amaro foi formado um dos primeiros batalhões na revolução de 1932, mas na verdade o verdadeiro motivo pra Santo Amaro deixar de ser município é porque Santo Amaro vasto em território, mas fraco em termos econômicos e populacionais.



A região de Santo Amaro concentra importantes industrias, grandes escritórios e sedes de bancos.

Em Santo Amaro encontra-se o um batalhão de policia militar, um distrito policial, um grupamento dos bombeiros, uma inspetoria da GCM, um fórum civil, e um criminal, o hospital regional sul, um pronto-socorro municipal, duas ubs, a biblioteca Belmonte, a biblioteca prefeito Prestes Maia, a casa de cultura Manoel Cardozo de Mendonça, o teatro Paulo Eiró, o cetrasa (centro das tradições de Santo Amaro) que mantém o museu histórico do bairro de Santo Amaro, o poupatempo de Santo Amaro e o herbário municipal.




Santo Amaro faz divisa com Campo Belo, Cidade Ademar, Campo Grande, Socorro, Jardim São Luis, Vila Andrade e Itaim Bibi. Concluindo se Santo Amaro Ainda fosse cidade eu acho que seria uma das mais importantes cidades do pais.

E sei que seria a cidade com mais nordestinos porque eu moro na região e conheço muitos nordestinos principalmente da minha terra a Bahia.

Como era e como esta a antiga prefeitura de Santo Amaro:
                                                                               

Supervisão : Ana Carolina Gomes dos Santos


Correção : Bruno de Pierro

2 comentários:

Conhecer a cidade onde se mora é muito importante,a sua historia,Gostei muito da materia.


Mara

Adorei essa matéria moro em SAnto Amaro e desconhecia essa história.

Postar um comentário