Garagem é um lugar onde se guardam carros.-.Garagem é o lugar onde a banda toca.-.Garagem é o lugar onde se guardam as ferramentas.-.Mas essa garagem é um lugar diferente.-.Que nem todo mundo entende...

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Respirar é preciso ( Por Italo Herrero )

Nesta edição do Garagem Online, publicaremos matérias sobre os setores de fisioterapia da ABDIM, para assim informar a respeito das novidades, e da importância dos tratamentos e procedimentos realizados.

Estou responsável pelas matérias do setor de fisioterapia respiratória.
O objetivo da fisioterapia respiratória é avaliar a função respiratória dos pacientes e prevenir as complicações pulmonares. Consiste na aplicação de técnicas que melhoram a capacidade de insuflação máxima, e também do acompanhamento semanal dos pacientes com ou sem indicação de ventilação não-invasiva (vide uso de Bipap).

Voltando à questão de eficácia da tosse, resolvi elaborar uma matéria sobre o Cough – Assist, um equipamento que nos ajuda, e muito, no tratamento da tosse, quando estamos secretivos ou enfrentando uma pneumonia.


Entrevistei os fisioterapeutas Daniel Santana e Karine F.T. de Oliveira, alunos do curso de especialização de Intervenção Fisioterapeutica nas Doenças Neuromusculares, e estagiários do setor de Fisioterapia Respiratória da ABDIM.

O que é o Cough Assist e qual sua finalidade?

O Cough Assist é um aparelho de insuflação e exsuflação mecânica não invasivo que auxilia na tosse, retirando secreções e higienizando os pulmões e vias aéreas além de promover reexpansão pulmonar.

Como funciona o Cough Assist?

O aparelho funciona automático ou manualmente, em que se determina um nível de pressão que vai entrar no pulmão (insuflação) e um nível de pressão que sai do pulmão (exsuflação). Essas pressões são oferecidas em sincronia com a respiração do paciente onde na inspiração o paciente enche o pulmão de ar e na expiração realiza uma tosse.
Para quais diagnósticos é recomendável o uso do Cough Assist?

O Cough Assist pode ser utilizado em qualquer paciente que tenha fraqueza da musculatura respiratória e ou ineficácia da tosse. È importante que antes da utilização do aparelho o paciente passe por uma avaliação pelo fisioterapeuta para que se possa saber se o mesmo tem condições de utilizar o aparelho

Quais as melhorias que o Cough Assist possibilita na qualidade de vida do usuário?

Nos pacientes que estão com um quadro de secreção pulmonar o Cough Assist auxilia na remoção dessas secreções prevenindo assim os riscos de infecção respiratória, morbidade e mortalidade.
Quais as vantagens de ter um Cough Assist em casa ?

Em primeiro lugar, a família que possui um Cough Assist em casa deve ser bem orientada pelo fisioterapeuta quanto ao uso do mesmo. O Cough Assist possibilita a remoção da secreção de forma não invasiva promovendo maior conforto ao paciente e um menor tempo de internação.
Obs: Maiores informações no site da Abdim: http://www.abdim.org.br/ clicando em Doenças Neuromusculares - Especialistas falam sobre o Assunto http://www.comtacti.com/dnm/; incluindo um video explicativo feito pela nossa fisio-respiratória Adriane Nakashima.

Texto : Italo Herrero
Supervisão: Ana Carolina Gomes dos Santos
Revisão: Bruno de Pierro


0 comentários:

Postar um comentário